Quais são os impactos do controle tecnológico aplicado a obras?

Quais são os impactos do controle tecnológico aplicado a obras?

Quais são os impactos do controle tecnológico aplicado a obras?

24-03-2021

O controle tecnológico é uma das partes da gestão de qualidade de um empreendimento que visa verificar, por meio de ensaios de laboratório e de campo, se as especificações técnicas de um determinado produto estão sendo atendidas.

No caso de uma obra, o produto pode ser considerado qualquer material utilizado para a construção: aço, asfalto, concreto, solo, entre outros.

Esse controle deve garantir a eficácia e o cumprimento das normas dos ensaios executados. Desta forma, é fundamental que a empresa e os profissionais envolvidos no processo tenham expertise e atualização constante, assim como equipamentos calibrados que atendam aos requisitos de confiabilidade.

Quer saber mais sobre quais são os impactos do controle tecnológico aplicado a obras? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Como o controle tecnológico aplicado a obras é feito na Diefra?

Como o controle tecnológico aplicado a obras é feito na Diefra?

Quando se trata de controle tecnológico, a Diefra é referência de mercado no Brasil! Essa indicação dá-se em função dos quase 40 anos de experiência como responsável pelo controle tecnológico de grandes obras espalhadas em todo o país, principalmente nos setores industrial e rodoviário.
A Diefra possui, além de profissionais capacitados, um laboratório central com equipamentos de ponta. Esse laboratório coordena as atividades nas obras espalhadas por todo o Brasil e garante que a marca esteja sempre presente, levando qualidade e segurança técnica aos seus clientes.

Somos uma empresa que preza pelo desenvolvimento tecnológico contínuo e um dos nossos grandes diferenciais é o Sistema de Gestão de Ensaios (SGE).

O SGE é um sistema desenvolvido pela própria Diefra, cujo principal objetivo é gerir informações de mais de 50 tipos de ensaios laboratoriais de concreto, solos, asfalto e aço.

Por este sistema é possível solicitar ensaios, acompanhar o status de andamento, ordenar prioridades e validar os resultados dos ensaios a qualquer momento via web ou mobile.

Por meio dessa gestão é possível registrar e armazenar em uma única plataforma as informações geradas na sua obra, garantindo a qualidade técnica e aumentando a produtividade das atividades.

Uma das principais novidades promovidas pela empresa é a realização de webinars que difundem o conhecimento técnico para milhares de colaboradores espalhados pelo Brasil.

Ministrados por grandes profissionais do mercado, os webinars contemplam assuntos diversos – e frequentemente são relacionados ao controle tecnológico, seja falando sobre certificações, calibrações, tecnologias, sistemas ou aprofundamento técnico nos ensaios.

Recentemente tivemos webinars com os temas “Análise de certificados de calibração” e “Ensaios de campo”. Além disso, já estão previstos para os próximos meses webinars com os temas “Controle tecnológico de barragens”, “Ensaios em materiais asfálticos”, “Gestão da qualidade”, “Patologia em obras de engenharia”, “Calibração de equipamentos”, “Sistema de gerenciamento de ensaios (SGE)”, entre outros.

Uma das grandes ações para o ano de 2021 foi a promoção de encontros técnicos entre laboratoristas e auxiliares de laboratório.

O objetivo desses encontros é reunir profissionais da área em debates semestrais que instiguem a discussão técnica, o compartilhamento de experiências, o levantamento de melhorias de processos e tecnologias e, principalmente, promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Vale ressaltar que em função da pandemia causada pelo novo coronavírus e para consequente segurança de todos, estes eventos ocorrem de forma remota.

Por fim, um dos próximos passos, e uma meta para o ano de 2021, é a criação de vídeos técnicos sobre as Instruções de Trabalho (IT) dos mais de 50 ensaios realizados pela empresa. Esses vídeos serão anexos às Instruções de Trabalho e auxiliarão na melhora constante dos treinamentos e na capacitação de nossos colaboradores.

Quais são os impactos do controle tecnológico aplicado a obras?

Quais são os impactos do controle tecnológico aplicado a obras?

Os principais benefícios de investir em controle tecnológico aplicado a obras são a garantia da qualidade e a segurança técnica. Ter uma empresa especializada e experiente no assunto garante que a obra construída ou manutenida está obtendo materiais de acordo com os parâmetros de projeto.

Conforme dissemos anteriormente, somos uma das maiores empresas do mercado, reconhecida como uma das principais prestadoras no serviço de controle tecnológico do país.

Graças ao Sistema de Gestão de Ensaios (SGE), os resultados e impactos nas entregas têm sido sempre positivos. Além de assegurar a qualidade da obra e a segurança técnica do empreendimento, por meio do sistema, garantimos maior agilidade nos registros e nas validações de ensaios e maior controle no armazenamento das informações geradas em laboratório.

A utilização do SGE não só aumenta a confiabilidade das informações oriundas do laboratório, mas também impacta de forma significativa na redução de gastos com horas de equipamentos à disposição, promovendo mais celeridade à obra. 

Além de tudo isso, outro grande impacto ao contratar uma empresa especializada em controle tecnológico, como a Diefra, é atrelar ao seu produto um sistema de qualidade e um apoio técnico especializado vindo de seu próprio laboratório central. Isso oferece soluções tecnológicas e melhora os resultados, tanto no âmbito técnico quanto no âmbito financeiro de uma obra.

É fundamental que grandes obras e organizações contem com o suporte de empresas parceiras especializadas, que prezam pela qualidade e segurança – principalmente no que se refere aos serviços de controle tecnológico.

Sendo assim, o controle tecnológico nunca pode ser visto como gasto ou uma obrigação normativa e sim como um investimento, pois ele trará retornos positivos e duradouros!Nesse contexto, somos uma empresa diferenciada, seja por nossa equipe qualificada e engajada, por nossas tecnologias de mercado ou por nosso constante esforço em inovar e evoluir.


Gostou de saber mais sobre os impactos do controle tecnológico aplicado a obras? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Colaborou com esse texto:
Rodrigo Soares – Gestor de Contratos

Deixe um Comentário

^