Como funciona a topografia com drones?

Como funciona a topografia com drones?

09-12-2020

Executar um levantamento de topografia com drones oferece um enorme potencial para os profissionais da área e para as organizações envolvidas.

Por meio dos drones, é possível realizar projetos topográficos com qualidade superior às medições, altamente precisas, coletadas pelos métodos tradicionais e em apenas uma fração do tempo.

Isso também reduz substancialmente o custo de uma pesquisa de campo e a carga de trabalho dos especialistas.

Uma topografia com drones se refere ao uso de drones, veículos aéreos não tripulados, para capturar dados por meio de sensores voltados para baixo, como câmeras RGB ou multiespectrais.

Durante a topografia com drones, o solo é fotografado várias vezes de diferentes ângulos e cada imagem é marcada com as coordenadas necessárias.

Quer saber mais sobre como funciona a topografia com drones e quais são os seus principais benefícios? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Como funciona a topografia?

Como funciona a topografia?

Em uma linguagem popular, topografia significa “medição de terras”, que através de coletas de dados caracterizam os relevos e superfícies do solo, seja ela natural ou artificial.

A topografia serve para dimensionar através de medidas lineares, angulares e altimétricas, áreas para estudos em horizontes bastante diversificados na engenharia.

A topografia convencional na atualidade vem se modernizando e acompanhando a evolução tecnológica, onde, através de uma estação total, 2 prismas, 2 bastão e 1 tripé, são suficientes para desenvolver os levantamentos cadastrais topográficos tradicionalmente.

Os levantamentos podem ser arbitrários ou georreferenciados, a depender dos pontos de partida e da finalidade do serviço.

Para a realização do levantamento topográfico convencional, o topógrafo deverá operar a estação total de forma que ela esteja nivelada e instalada corretamente no ponto de partida e com ajuda de dois auxiliares de topografia, realizar as leituras nos prismas.

Para iniciar o levantamento após definido o ponto de estação, deverá realizar a leitura de orientação (ré) e posteriormente iniciar as leituras de irradiações (pontos cadastrais) que se deseja conhecer, obtendo assim a nuvem de pontos da área em estudo.

As etapas fundamentais da topografia são compostas pelo planejamento, a execução, o tratamento de dados e o relatório final.

Para início das atividades topográficas, a equipe deverá previamente conhecer o local e suas particularidades, possibilitando a elaboração do planejamento e dos locais para a implantação dos pontos de apoio necessários para a coleta de pontos.

A execução das atividades são desenvolvidas por profissionais capacitados, cadastrando todos os pontos de interesse que posteriormente serão calculados e processados através de um software de engenharia específico para topografia, gerando assim a nuvem de pontos e consequentemente o modelo digital do terreno.

Os desenhos, memoriais analíticos e descritivos, são conteúdos que compõem o relatório final.

A topografia é a ciência mais utilizada na engenharia, pois é a primeira a efetuar os trabalhos de locações para o início das atividades do empreendimento, além disso, realiza o acompanhamento da evolução das obras e a fase final, no término dos trabalhos. Através do levantamento denominado “as built” (como construído) é verificado, no final de cada etapa entregue, o que foi executado versus o que foi projetado.

Cabe a topografia identificar com precisão milimétrica os limites das marcações, locações e dimensões das obras. Sendo assim, consiste em medir divisas, distâncias lineares e angulares e diferenças de nível de uma determinada área, de forma trigonométrica ou geométrica.

Como é feita a topografia com drones e em que tipo de projeto ela pode ser utilizada?

Como é feita a topografia com drones e em que tipo de projeto ela pode ser utilizada?

A topografia com drone, diferentemente da topografia convencional, necessita apenas do equipamento (drone) e um operador (piloto).

A realização da topografia é obtida através do processamento das imagens por meio de um software específico de engenharia, com precisão centimétrica, atendendo diversas áreas e tipos de projetos, como estudos de traçados rodoviários e ferroviários, lavouras, barragens, torres de transmissão, cálculos de volumes de obras diversas, etc.

Poderá ser utilizada em praticamente todas áreas da engenharia a depender da finalidade e resultados que se pretende obter.

Entre a topografia com drones e a convencional vale destacar o custo-benefício, a agilidade, a precisão do levantamento e a capacidade técnica do processamento de dados.

A topografia realizada por drones, tem o seu custo bastante reduzido e maior agilidade a se comparar à topografia convencional. O drone tem produtividade superior, pois não necessita percorrer todo o percurso do levantamento para realizar a coleta de pontos.

A precisão da topografia com drone é centimétrica, podendo ser verificada e ajustada através de pontos de apoio ou check.

A topografia convencional é milimétrica, devido a precisão de leitura dos equipamentos topográficos disponíveis no mercado.

A acurácia dos pontos cadastrados através do drone são superiores aos dos pontos cadastrados pela topografia convencional, onde a representatividade do terreno é mais rica em detalhes.

Após o tratamento de dados, é gerado o mosaico da área em estudo, curvas de níveis e digitalização das linhas e hachuras pertinentes ao serviço executado. A partir de então poderá ser desenvolvido o relatório descritivo, onde constará as precisões alcançadas, os planos de voos executados, desenhos e memoriais descritivos e analíticos.

Durante as entregas de projetos como este são disponibilizados todos os arquivos brutos do levantamento, pós-processamento e relatório final através de mídia digital compartilhado por meio de softwares compatíveis com leitura universal.

Quais as vantagens de contratar uma empresa para fazer a topografia com drones?

Quais as vantagens de contratar uma empresa para fazer a topografia com drones?

A confiabilidade e a expertise de uma empresa com know-how em levantamentos com drones garante que os erros sejam evitados durante a execução dos projetos.

É muito comum observar problemas quando os levantamentos são executados por amadores que não possuem registros na ANAC, autorizações de voos e treinamentos específicos para cada área de atuação.

Quanto ao tratamento de dados, é indispensável a verificação e a sensibilidade nos processamentos de imagens por profissionais capacitados, corrigindo, caso necessário, as informações para obtenção do fiel cadastro existente.

Uma empresa com experiência em levantamentos com drones, tem a oferecer estrutura, agilidade e profissionais capacitados para a elaboração de cadastros e inspeções pertinentes a cada área de atuação, minimizando o prazo de execução e tratamento de dados e, consequentemente, a entrega do relatório final.

A topografia com drones está em constante evolução, acompanhando a velocidade tecnológica das informações empregadas a cada sistema. Estão sendo desenvolvidos sensores capazes de obter imagens com pixel em melhor resolução que, juntamente com o GPS RTK integrado, poderão aumentar a precisão das coordenadas e indicação das características do MDT.

Gostou de saber mais sobre como funciona a topografia com drones? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Colaborou com esse texto:
Frederico Matoso Pereira Souza – Gestor Topografia

Deixe um Comentário

^