O que é o monitoramento remoto automatizado de barragens?

O que é o monitoramento remoto automatizado de barragens?

07-07-2021

Nos últimos anos, o Brasil vem sofrendo com o aumento do número de acidentes envolvendo barragens de mineração.

Para que os desastres sejam evitados, diversos tipos de barragens requerem o monitoramento contínuo visando a segurança e integridade de sua estrutura, além da análise e da rápida tomada de decisão.

As consequências atreladas ao rompimento de barragens são de grandes proporções, envolvendo riscos materiais, ambientais, sociais e, principalmente, à vida. Além disso, sua posição geográfica favorece a propagação do desastre em grande escala.

De forma geral, o monitoramento automatizado é a automatização do sistema de instrumentação básica de uma barragem de mineração, de forma que as informações coletadas em campo sejam disponibilizadas para análise em tempo real e historiadas em um banco de dados.

Com isso, o uso do monitoramento remoto automatizado tem como objetivo aumentar a continuidade, aumentar o controle e aumentar a compreensibilidade.

Quer saber mais sobre monitoramento remoto automatizado de barragens? Então confira agora o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Saiba como o monitoramento remoto automatizado é feito!

Saiba como o monitoramento remoto automatizado é feito!

Como dissemos, o objetivo da utilização do monitoramento remoto automatizado é aumentar a continuidade, o controle e a compreensibilidade.

Aumentar a continuidade e aumentar o controle tem a ver com a automatização de técnicas em que o empenho e a competência do indivíduo é substituída pela tecnologia, no qual os processos apresentam menor custo, maior controle e continuidade.

Aumentar a compressibilidade diz sobre o processo de informatização que procura contribuir no entendimento dos processos e operações.

Existem várias formas de automatizar um sistema ou um processo. Hoje, os projetos devem apresentar uma metodologia mais didática e adequada para aqueles que estão envolvidos com a automação, ou seja, que tenha fácil interpretação e boa análise por todos.

A automatização deverá ser adequada para sistemas de vários portes, além de poder ser aplicada tanto em sistemas baseados em microcontroladores quanto em Controladores Lógicos Programáveis – CLPs.

A descrição da solução proposta expressa basicamente a forma como o sistema irá operar após a sua automatização e não a tecnologia envolvida para a obtenção deste resultado. Em outras palavras, este passo é mais orientado para “o que deve ser feito” do que “como será feito”.

É preciso ter em mente que o sucesso do plano de automação da instrumentação não constitui uma tarefa fácil, por envolver diferentes especializações.

Para o sucesso do plano de automação da instrumentação de uma barragem é importante que haja sinergia entre as várias áreas envolvidas na implementação do sistema, como por exemplo:

  • Engenharia civil; 
  • Instrumentação de barragens; 
  • Eletrônica; 
  • Informática; 
  • Comunicação e transmissão de dados.

As principais etapas dos projetos se iniciam com a análise do sistema que se deseja automatizar e é baseada nas seguintes fases: 

  • Descrição da solução proposta;
  • Desenvolvimento do diagrama elétrico;
  • Programação do controlador do sistema; 
  • Elaboração da lista de materiais;
  • Cronograma e histograma;
  • Execução do projeto;
  • Monitoramento e controle (fase de testes);
  • Encerramento (entrega final da automatização e manual de operação).

Quais são os benefícios do monitoramento remoto automatizado?

São inúmeros os benefícios do monitoramento remoto automatizado de uma barragem, mas entre os principais estão: 

  • Possibilitar a análise em tempo real dos instrumentos mais relevantes na supervisão das condições de segurança das estruturas, com o objetivo de assegurar a pronta detecção de qualquer eventual anomalia, através da emissão de alarmes em local assistido permanentemente; 
  • Incluir instrumentos representativos e em duplicata, que possibilitem uma comprovação de resultados entre si, no caso de um alerta em potencial; 
  • Possibilitar um bom controle de zonas mais críticas da barragem, tais como as interfaces entre barragens de terra, estruturas e concreto; 
  • Permitir uma boa supervisão de blocos da barragem que já tenham apresentado alguma anomalia ou deficiência no passado; 
  • Permitir uma boa supervisão das vazões de infiltração ou drenagem ao longo das estruturas de concreto, aterro compactado e fundação, para a imediata detecção de problemas que se reflitam em um aumento súbito de vazão;
  • Permitir a pronta detecção de qualquer eventual anomalia no comportamento da barragem; 
  • Permitir, em tempo real, a supervisão de algumas operações especiais, como o corte de uma junta entre blocos da casa de força. 
  • Permitir a leitura dos instrumentos em locais de difícil acesso;
  • Permitir a leitura dos instrumentos em períodos chuvosos.

A otimização do gerenciamento de projetos com o monitoramento remoto automatizado é baseada no uso de recursos tecnológicos, aumentando a continuidade e aumentando o controle.

Isso tem a ver com a automatização de técnicas em que o empenho e competência do indivíduo é substituída pela tecnologia, no qual os processos apresentam menor custo, maior controle e continuidade.

Por fim, a qualificação da mão de obra é de suma importância. Ao investir em novas tecnologias a empresa também tem a necessidade de investir em treinamento e capacitação para que o desenvolvimento do sistema seja completo, bem explorado e garanta a otimização desejada.

As entregas são realizadas através de um plano de trabalho estratégico, ocorrendo as transmissões diárias, por meio do Relatório Diário das Atividades (RDA), semanais e mensais.

Além disso, ao final de cada projeto um é entregue um documento as-built, com os “diagramas elétricos” , contendo um manual de operação e manutenção com todos os detalhes de informações sobre o sistema de monitoramento.

Hoje, uma das vantagens ao se contratar uma empresa especializada para realizar projetos de monitoramento remoto automatizado está relacionada à expertise em automação.

Essas empresas já estão qualificadas e já investiram em tecnologias para o seu ramo de atividade, ou seja, já existe todo o processo e fluxo de trabalho montado, reduzindo assim os investimentos altos em primarização.

É importante enfatizarmos que jamais se deve contratar a empresa “A” para fazer a automação dos piezômetros, a empresa “B” para fazer a automação dos pêndulos ou inclinômetros, a empresa “C” para o fornecimento das remotas e assim por diante.

Deve-se contratar uma única empresa para o fornecimento completo dos sensores elétricos, das UARs, dos computadores e software para o gerenciamento dos dados obtidos, tudo em um único pacote.

Nunca a automação de todos os instrumentos de uma barragem deve ser realizada, objetivando manter os leituristas na tarefa de circulação periódica para a realização das inspeções visuais de rotina.

Considerando que todo instrumento automatizado deve continuar a permitir sua leitura com o sistema convencional, pode-se constatar que uma barragem automatizada vai ter um custo com instrumentação maior do que uma barragem com o sistema convencional, porém teremos maior segurança nas operações e maior controle sobre os riscos.

Gostou de saber mais sobre monitoramento remoto automatizado de barragens? Então não deixe de conferir como os tratores autônomos aumentam a eficiência das operações!

Colaborou com esse texto:
Deolindo Lima – Gestor de Contratos

Deixe um Comentário

^