Como funciona o Controle Tecnológico de Solos na Diefra?

15-12-2021

O controle tecnológico é definido como o estudo realizado em um determinado tipo de solo que visa definir os parâmetros deste para que sejam dimensionados projetos de engenharia civil.

Os ensaios de caracterização têm o objetivo de definir os limites de liquidez e plasticidade, a massa específica do solo, o índice de vazios e a curva granulométrica representante.

No caso dos ensaios especiais, determinam-se os parâmetros de resistência dos solos como o ângulo de atrito e coesão. Por fim, os ensaios de compactação visam a definição da qualidade e o grau de compactação de um solo.

Quer saber mais sobre como funciona o Controle Tecnológico de Solos na Diefra? Então confira agora mesmo o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Descubra como é feito o Controle Tecnológico de Solos!

Descubra como é feito o Controle Tecnológico de Solos!

Como dissemos, o controle tecnológico de solos é feito através de ensaios que determinam os parâmetros característicos dos solos.

A execução segundo as normas vigentes e as boas práticas são as maiores garantias de confiabilidade dos ensaios. A utilização fidedigna de equipamentos normatizados e calibrados são primordiais para um resultado correto.

A correta execução dos ensaios e assim o correto dimensionar dos parâmetros dos solos é fundamental para os projetistas dimensionarem fundações, barragens, pilhas, etc; e para consultores avaliarem possíveis problemas em projetos já dimensionados.

O maior benefício do controle tecnológico de solos está no proporcionar o correto dimensionamento das estruturas que envolvem as interações solo-estrutura.

As entregas desse tipo de serviço são feitas em relatórios que contém a determinação de todos os parâmetros do solo estudado necessários para os estudos de projetistas e consultores.

A Diefra é uma das mais antigas empresas que atuam no controle tecnológico de solos, o que lhe garante contar com profissionais que detém um grande conhecimento dos diferentes tipos de solos.

Além disso, o laboratório central da Diefra é um dos mais antigos do Brasil, possuindo um grande número de ensaios já executados, o que lhe confere grande quantidade de conhecimento em solos acumulados.

A busca por empresas que atuam de forma fidedigna com as normas é a melhor forma de garantir a qualidade dos resultados obtidos, e assim o dimensionamento correto das estruturas de engenharia civil.

Gostou de saber mais sobre  como funciona o Controle Tecnológico de Solos na Diefra? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Colaborou com esse texto:
Danilo Manata Eloi – Gerente de Geotecnia

Deixe um Comentário

^