O que é engenharia do proprietário em linhas de transmissão?

02-12-2020

As linhas de transmissão são conjuntos de fios, chamados condutores, que transportam energia elétrica das usinas geradoras às subestações que fornecem energia aos clientes.

Em uma usina geradora, a energia elétrica é aumentada para vários milhares de volts por meio de um transformador e entregue à linha de transmissão. Em várias subestações do sistema de transmissão, os transformadores reduzem a energia para uma tensão mais baixa e a entrega às linhas de distribuição.

As linhas de distribuição levam energia para fazendas, residências e empresas. O tipo de estruturas de transmissão usadas para qualquer projeto é determinado pelas características da rota da linha de transmissão, incluindo terreno e infraestrutura existente.

Quer saber mais sobre o que é engenharia do proprietário em linhas de transmissão? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

O que é engenharia do proprietário em linhas de transmissão?

O que é engenharia do proprietário em linhas de transmissão?

Engenharia do proprietário em linhas de transmissão é a empresa responsável pela gestão do empreendimento, contemplando análise do projeto, gerenciamento e fiscalização de obras, independentemente da classe de tensão.

O gerenciamento de engenharia do proprietário normalmente é realizado conforme os passos a seguir:

  • Definição da equipe que participará do projeto;
  • Definição das etapas de gestão, desenvolvendo o PGP – Plano de Gerenciamento de Projeto – e outros planos de gestão que farão parte do empreendimento;
  • Desenvolvimento de um software de gerenciamento do projeto para melhor acompanhamento no empreendimento.

As etapas fundamentais do gerenciamento de engenharia do proprietário em linhas de transmissão incluem:

  • Desenvolvimento e atualizações do plano de gerenciamento do projeto;
  • Condução de reuniões de coordenação de projeto;
  • Verificação e validação dos cronogramas de rede, preparação de revisões e atualização;
  • Verificação da coordenação e da comunicação do projeto;
  • Oferecimento de suporte a contratante nos processos de aquisições de equipamentos ou materiais;
  • Analise, acompanhamento, aprovação e fiscalização de toda a documentação técnica relativa ao projeto executivo da linha de transmissão – como o projeto civil, eletromecânico e elétrico do empreendimento;
  • Oferecimento de suporte técnico à contratante sobre quaisquer divergências no empreendimento;
  • Preparação e submissão à aprovação da contratante todas as fichas de fiscalização, diária, semanal e mensal, do progresso do empreendimento;
  • Monitoramento dos riscos do projeto e desenvolvimento de medidas preventivas e corretivas;
  • Organização do controle documental do empreendimento conforme normas e procedimentos a serem adotados, utilizando recursos de tecnologia da informação específicos para este fim; 
  • Participação na elaboração e controle do cronograma executivo do empreendimento, contemplando informações sobre todas as partes envolvidas;
  • Fiscalização das obras civis e eletromecânicas, cumprindo as orientações, documentos de projetos, especificações técnicas, normas e demais exigências da contratante;
  • Acompanhamento, inspeção e validação de todos os ensaios e testes de materiais e equipamentos realizado em fábrica.

As responsabilidades envolvidas no processo de gerenciamento de engenharia do proprietário em linhas de transmissão são:

  • Gerenciamento do empreendimento para garantir segurança, qualidade técnica e prazo de entrega;
  • Atendimento a todos os requisitos impostos pela contratante;
  • Realização de todas as entregas no prazo estipulado pela contratante.

Os principais benefícios da engenharia do proprietário em linhas de transmissão são:

  • Atuação em todas as fases do projeto, pontualmente ou de forma completa e combinada;
  • Criação de know how;
  • Oportunidade de melhoria da qualidade das obras, por meio do suporte técnico especializado;
  • Minimização dos riscos para o contratante ao ampliar a eficiência em empreendimentos de linhas de transmissão.

Quais são as vantagens de contratar uma empresa para fazer engenharia do proprietário?

Quais são as vantagens de contratar uma empresa para fazer engenharia do proprietário?

A utilização racional de energia, chamada também de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado.

Por definição, a eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Reduzir os impactos das rotas das linhas de transmissão de energia é uma tarefa cuja importância não pode ser subestimada, e há muitos motivos pelos quais é inteligente não negligenciá-la.

Para implementar com sucesso a nova infraestrutura, uma abordagem abrangente para o planejamento da rede é necessária. A necessidade de fornecimento de eletricidade ao longo de uma determinada rota, planejamento espacial e avaliações ambientais são questões razoáveis ​​a serem consideradas o mais cedo possível.

As entregas dos serviços de engenharia do proprietário em linhas de transmissão são definidas dentro do plano de gestão, onde são determinadas as etapas de todas as entregas do serviço proposto.

Uma das maiores vantagens de contratar uma empresa para fazer engenharia do proprietário em linhas de transmissão é a contratante poder colocar toda responsabilidade do empreendimento nas mãos da empresa contratada, onde à contratante caberá apenas fazer o acompanhamento.

Outra vantagem é a questão do custo. Contratando uma empresa para fazer a engenharia do proprietário em linhas de transmissão, o custo do empreendimento para a contratante é consideravelmente menor.

O mais importante neste caso é contratar uma empresa séria, competente e com experiência em engenharia do proprietário em linhas de transmissão, garantindo assim que a responsabilidade e o compromisso de gerenciar todo o empreendimento sejam sustentados.

Gostou de saber mais sobre engenharia do proprietário em linhas de transmissão? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Colaborou com esse texto:
Fabiano Cabral Guimarães Dias – Gestor de Contrato

Deixe um Comentário

^