Como é feito o Controle Tecnológico de Asfalto? Descubra agora!

Como é feito o Controle Tecnológico de Asfalto? Descubra agora!

18-12-2021

O Controle Tecnológico do Asfalto é  o controle que se executa em todos os agregados e na mistura final do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Sua importância consiste em verificar a qualidade dos agregados utilizados na mistura, bem como a resistência da mistura final.

Quer saber mais sobre como funciona o Controle Tecnológico de Aço na Asfalto? Então confira agora mesmo o conteúdo que preparamos sobre o tema!

 Como funciona o Controle Tecnológico de Asfalto?

Como funciona o Controle Tecnológico de Asfalto?

O controle tecnológico de asfalto é feito através de ensaios onde são determinadas as características dos materiais e a resistência da mistura.

Entre os ensaios, temos: o de determinação da penetração, onde são definidos os parâmetros de resistência do asfalto; O equivalente de areia, onde se determina a proporção relativa de materiais do tipo argila ou pó em amostras de agregados miúdos; A granulometria dos agregados, onde defini-se a curva granulométrica dos agregados; A extração de betume, onde defini-se a percentagem de betume em misturas betuminosas e o abrasão Los Angeles, onde defini-se a resistência ao desgaste dos agregados.

A execução segundo as normas vigentes e as boas práticas são as maiores garantias de confiabilidade dos ensaios. A utilização fidedigna de equipamentos normatizados e calibrados são primordiais para um resultado assertivo.

A correta execução dos ensaios, a caracterização dos agregados e a definição da resistência do CBUQ estão entre as principais responsabilidades envolvidas no processo – é fundamental que o asfalto tenha a resistência definida em projeto e assim a vida útil determinada.

Os ensaios de controle tecnológico de asfalto permitem determinar se a resistência do CBUQ atenderá às normas.

As entregas desses serviços são feitas em relatórios que contém as caracterizações e a resistência do material.

A Diefra executa ensaios de resistência e caracterização do asfalto para diversos clientes, estando presente em muitos contratos que envolvem as principais rodovias do país.

Estes ensaios estão diretamente relacionados à sociedade, no sentido de fiscalizar se as empresas que executam as obras de pavimentação estão atendendo as especificações de projeto e normas dos órgãos brasileiros.

Gostou de saber mais sobre  como funciona o Controle Tecnológico de Asfalto na Diefra? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Colaborou com esse texto:
Danilo Manata Eloi – Gerente de Geotecnia

Deixe um Comentário

^