O Controle Tecnológico do Asfalto é o controle que se executa em todos os agregados e na mistura final do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
Sua importância consiste em verificar a qualidade dos agregados utilizados na mistura, bem como a resistência da mistura final.
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Como funciona o Controle Tecnológico de Asfalto?
O controle tecnológico de asfalto é feito através de ensaios onde são determinadas as características dos materiais e a resistência da mistura.
Entre os ensaios, temos: o de determinação da penetração, onde são definidos os parâmetros de resistência do asfalto; O equivalente de areia, onde se determina a proporção relativa de materiais do tipo argila ou pó em amostras de agregados miúdos; A granulometria dos agregados, onde defini-se a curva granulométrica dos agregados; A extração de betume, onde defini-se a percentagem de betume em misturas betuminosas e o abrasão Los Angeles, onde defini-se a resistência ao desgaste dos agregados.
A execução segundo as normas vigentes e as boas práticas são as maiores garantias de confiabilidade dos ensaios. A utilização fidedigna de equipamentos normatizados e calibrados são primordiais para um resultado assertivo.
A correta execução dos ensaios, a caracterização dos agregados e a definição da resistência do CBUQ estão entre as principais responsabilidades envolvidas no processo – é fundamental que o asfalto tenha a resistência definida em projeto e assim a vida útil determinada.
Os ensaios de controle tecnológico de asfalto permitem determinar se a resistência do CBUQ atenderá às normas.
As entregas desses serviços são feitas em relatórios que contém as caracterizações e a resistência do material.
A Diefra executa ensaios de resistência e caracterização do asfalto para diversos clientes, estando presente em muitos contratos que envolvem as principais rodovias do país.
Estes ensaios estão diretamente relacionados à sociedade, no sentido de fiscalizar se as empresas que executam as obras de pavimentação estão atendendo as especificações de projeto e normas dos órgãos brasileiros.
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Colaborou com esse texto:
Danilo Manata Eloi – Gerente de Geotecnia