O que são facilities na construção?

O que são facilities na construção?

06-01-2021

O termo facilities se relaciona aos diversos tipos de serviços de infraestrutura em inúmeras áreas, como a de limpeza, de segurança, de manutenção e todas as outras que podem facilitar os processos de rotina de uma organização, sem, contudo, condizer à sua atividade final.

Na construção, facilities são pequenas reformas para adequar uma estrutura já existente, na qual a modificação visa atender uma nova demanda considerada necessária e emergencial para o cliente.

O gerenciamento de facilities na construção é um conjunto de serviços executados para dar suporte a um determinado projeto, sendo que este campo envolve a coordenação de planejamentos, de pessoas, de atividades e até mesmo do ambiente de trabalho.

Por isso, se você quer saber mais sobre o que são facilities na construção, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Como é feito o gerenciamento de facilities na construção?

Como é feito o gerenciamento de facilities na construção?

O gerenciamento de facilities na construção é realizado considerando um cenário de curto prazo e um segundo cenário de médio a longo prazo. A partir deles traçamos a nossa matriz de prioridades para solucionar a demanda solicitada pelo cliente. Em contrapartida, realizamos inspeções preventivas programadas para reduzir ou evitar as manutenções corretivas.

A primeira etapa é destinada à organização de todas as manutenções que necessitam ser efetuadas. Além disso, realizamos também uma reunião de planejamento para buscar informações sobre prioridades para direcionar o nosso planejamento.

A segunda etapa é destinada à verificação dos recursos necessários para atender todas as demandas abordadas na primeira etapa, como mão de obra, materiais, transporte, alimentação, entre outros.

A terceira etapa é destinada à organização dos recursos selecionados para atender a programação e engajar a equipe nas atividades que serão realizadas.

A quarta etapa é destinada ao acompanhamento da execução das atividades e a reorganização de possíveis mudanças de cenários dentro da programação.

Por fim, a quinta etapa é destinada ao acompanhamento e alimentação dos indicadores,  KPI ‘s, de manutenção.

As principais responsabilidades do gerenciamento de facilities na construção, são:

  • Planejar e organizar os recursos para as atividades;
  • Garantir que a programação seja realizada conforme o planejamento;
  • Garantir que as manutenções não comprometam o funcionamento das instalações e, consequentemente, a produção do cliente;
  • Garantir a satisfação dos nossos clientes diretos e indiretos.

O principal benefício da gestão de facilities na construção civil é a oportunidade de manter a integridade das instalações em perfeito estado de utilização. Consequentemente, evita-se reformas e interrupções de jornadas de trabalho – que são negativas para o aspecto econômico da empresa -, além disso, mantém-se a qualidade e o conforto dos postos de trabalho para os colaboradores, incentivando maior produtividade.

Para otimizar o gerenciamento de facilities na construção precisamos ter ou desenvolver ferramentas de gestão e acompanhamento dos serviços, como planilhas de Excel bem formuladas, softwares exclusivos de planejamento, além de processos de planejamento desenvolvidos de acordo com a realidade que as atividades locais exigem.

As entregas são realizadas por solicitação de serviço. São inúmeras atividades entregues diariamente, mas o nosso principal indicador de performance é o número de backlogs – solicitações de serviço acima de 30 dias.

Quais são os benefícios da gestão de facilities na construção?

Quais são os benefícios da gestão de facilities na construção?

A principal vantagem de contratar uma empresa especialista para fazer o gerenciamento de facilities na construção é a redução de custos. Reduzir contratações, demissões, processos trabalhistas, entre outros.

A contratação de uma empresa especialista também é uma forma de garantir a qualidade e a segurança dos serviços, pois a empresa especializada conta com profissionais da área específica de facilities que buscam otimizar os processos de manutenção, reduzindo assim os custos operacionais.

Facilities na construção é um serviço complexo que exige muito conhecimento técnico da equipe de gerenciamento e planejamento. O segredo para o sucesso neste setor está na transmissão de informações entre a equipe operacional e a equipe técnica administrativa. Soluções tecnológicas que reduzem a burocracia operacional e dão celeridade à transmissão de informações são primordiais para um atendimento de qualidade.

Gerenciar facilities na construção pode ser extremamente trabalhoso, muito desse ofício requer habilidades e conhecimentos que, inúmeras vezes, o contratante simplesmente não possui. Sendo esse o caso, é uma decisão inteligente contratar uma empresa para fazer o gerenciamento para você.

Por isso, além dos benefícios apontados anteriormente, gostaríamos de compartilhar com você outras vantagens de contratar uma empresa para realizar serviços de facilities na construção, acompanhe:

 

  • Ao contratar uma empresa para realizar os serviços de facilities na construção, você não precisará se preocupar com treinamentos e com a gestão dos funcionários;
  • O único objetivo desta empresa será melhorar seu projeto, o que significa que você terá bons resultados;
  • A empresa atualizará seu projeto com os mais novos avanços tecnológicos, para que nada fique desatualizado e para que você possa ter seu planejamento otimizado;
  • Com uma empresa destinada a realizar serviços de facilities na construção você garante um melhor ambiente de trabalho. As pessoas estarão mais motivadas, o que significa maior lucro;
  • Suas operações correrão bem, já que os impedimentos não ocorrem com frequência. Ou seja, se houver algum contratempo, ele será resolvido imediatamente;
  • A empresa especializada ajudará a diminuir o número de vezes que os trabalhos de reparo ou a compra de novos itens terão que ocorrer;
  • Você poderá se concentrar e passar mais tempo administrando seu negócio enquanto a empresa de gerenciamento de facilities na construção se concentra em manter seu projeto em excelente forma;
  • A gestão de facilities na construção permite que você tenha um processo de trabalho mais econômico dentro da empresa, melhora a eficiência do negócio, ajuda a gerenciar os requisitos de saúde e de segurança de acordo com os regulamentos da construção e da indústria, aumenta a vida útil dos ativos da empresa e reduz o estresse em torno do projeto.

Tudo isso permite um processo de trabalho otimizado e mais econômico para a empresa contratante. Por exemplo, realizar a gestão de facilities na construção reduz a quantidade de dinheiro gasto em grandes reparos por garantir a previsibilidade e já ter os recursos essenciais disponíveis.

Além disso, um ambiente de trabalho organizado, agradável e seguro motiva os funcionários para que sejam mais produtivos. Portanto, uma gestão adequada é importante para tirar o máximo proveito de uma empresa, principalmente no que diz respeito à eficiência de custos.

Como dissemos, investir na gestão adequada de facilities na construção motiva os funcionários, ajuda a empresa a se concentrar melhor em suas operações diárias, garante que os padrões de saúde e de segurança sejam alcançados e que todos os ativos da empresa estejam em boas condições.

Também é importante gerenciar adequadamente os facilities na construção para garantir que os ativos da empresa tenham uma longa vida útil e operem de acordo com o previsto.

Vale ressaltar ainda que a empresa especializada no gerenciamento facilities na construção reduzirá a pressão de administrar este tipo de projeto. Transferir a responsabilidade de gerenciar facilities na construção para uma empresa especializada nisso garantirá que você tenha menos preocupações.

Uma empresa especializada no gerenciamento de facilities na construção irá garantir que todos os seus requisitos sejam atendidos, fornecendo soluções essenciais e sustentáveis ​​de gerenciamento que estejam em conformidade com os regulamentos vigentes e suas expectativas.

Gostou de saber mais sobre o que são facilities na construção? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Deixe um Comentário

^